INAUGURAÇÃO DO SAMU

inauguracao-do-samu

Um importante avanço na saúde de Sapopema e região foi inaugurado na última sexta-feira (18): o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. Com presença da comunidade local e do prefeito Gimerson de Jesus Subtil e do Secretario da Saúde Reynaldo meda Villasboas, a solenidade de inauguração contou ainda com a presença dos Prefeitos de Nova Fátima Sr Nilson Xavier, de Nova America da Colina, Sr Ernesto Alexandre Basso o qual também é presidente da Cisnop, do Vereador Amilton Ynoe de Santa Cecília do Pavão, do Diretor e Presidente do SAMU norte pioneiro regional Sr. Sergio, do Diretor do SAMU de Cornélio Procópio Sr Junior e a enfermeira Analigia, do coordenador do SAMU norte Pioneiro Sr. Jardil, e liderança do governo Sr. Edimar, dos secretários da Saúde Leandro (Santa Cecília do Pavão), Izamari (São Jerônimo da Serra), José Carlos (Santa Mariana), e Diego (Andirá) juntamente com o Sr Márcio diretor do Hospital de Andirá e demais autoridades.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde com técnicos de enfermagem e socorristas que atendem às urgências e emergência.

Quando as pessoas podem chamar o SAMU?

*Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios

* Em casos de Intoxicação exógena

* Em caso de queimaduras graves

* Na ocorrência de maus tratos

* Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto

* Em casos de tentativas de suicídio

* Em crises hipertensivas

* Quando houver acidentes/traumas com vítimas

* Em casos de afogamentos

* Em casos de choque elétrico

* Em acidentes com produtos perigosos

* Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte

Como funciona o atendimento?

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

As Centrais de Regulação têm um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após chamada gratuita para o telefone 192 se a ligação estiver bloqueado ligar na central no (43) 3520-4500. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações.

Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para cada caso. Ele pode orientar a pessoa que fez o chamado a procurar um posto de saúde como, também, enviar uma ambulância com profissionais adequados. De acordo com a situação e a gravidade do caso, o médico determina o tipo de ambulância que pode ser Básica (socorrista e enfermeiro) ou mesmo uma Avançada – UTI móvel (médico e enfermeiro).

Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais, dessa maneira, o atendimento de urgência terá continuidade.

O SAMU garante o atendimento nas urgências quando os pacientes são referenciados para as Unidades Hospitalares e Pré-Hospitalares (UPAs), mesmo nas situações em que inexistam leitos vagos para a internação de pacientes (a chamada “vaga zero” para internação).

Essa é mais uma conquista para a área de saúde da cidade, o SAMU, que vai ser mais um complemento no atendimento rápido e de qualidade aos cidadãos sapopemense.