NOTA ESCLARECIMENTO BOLSA FAMÍLIA

nota-esclarecimento-bolsa-familia

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Está circulando nas redes sociais uma lista de beneficiários do Programa Bolsa Família de um site não oficial (www.bolsa-familia.com). O site deixa claro que "é particular, desenvolvido por um programador que prefere se manter anônimo, portanto este site não é do Governo Federal e não tem nenhuma parceria com tal".

Informamos que os dados constantes nesse site estão desatualizados, sendo que a prefeitura de Sapopema está disponibilizando ao final dessa notícia a relação atualizada dos beneficiários que receberam o benefício no mês de Abril de 2016.

Algumas pessoas procuraram o CRAS alegando que seus nomes constavam na lista divulgada, mas que nunca receberam o benefício. Neste caso a pessoa provavelmente cadastrou-se há certo tempo no "Cadastro Único para Programas Sociais" (cadastro esse que dá acesso a vários benefícios do governo, inclusive o Bolsa Família) constando renda compatível para a entrada no programa. Dessa forma, o Governo entende que a família se enquadra no programa e o beneficio é repassado. Por isso a importância de manter o cadastro atualizado ou solicitar a exclusão de seu cadastro, caso não precise de benefícios do governo.

Se o benefício não for retirado em até três meses, o valor retorna aos cofres públicos. E lembramos que para a retirada do benefício a pessoa precisa apresentar o cartão do Bolsa Família e documento de identificação com foto, ou seja, outra pessoa não pode retirar seu benefício.

Outra questão diz respeito ao valor do benefício. O site divulga o valor total que o beneficiário recebeu no período de um ano, divulgando, inclusive o total de parcelas pagas durante o ano. O valor médio pago por família no município de Sapopema é  de R$134,00 por mês, sendo que o valor pode variar de acordo com a renda familiar, quantidade de moradores e quantidade de crianças/adolescentes.

Esclarecemos que Sapopema possui cerca de 400 beneficiários do Programa Bolsa Família. Eventualmente a Secretaria de Assistência Social recebe denúncias de pessoas que recebem o benefício, porém, possuem renda superior para permanência  no Programa. Isso ocorre provavelmente porque omite-se dados e renda familiar na hora do cadastro.

Lembramos que a listagem de beneficiários do Programa Bolsa Família é pública e acessível através do site da Caixa Econômica Federal, por meio do link https://www.beneficiossociais.caixa.gov.br/consulta/beneficio/04.01.00-00_00.asp , sendo que a Caixa atualiza mensalmente a relação de beneficiários.

Considerando que a equipe da Secretaria de Assistência Social é reduzida, contamos sempre com a ajuda da população para denunciar as famílias que recebem de forma irregular, para que o Programa seja justo e alcance sempre aquelas famílias que mais precisam.

clique aqui para baixar o arquivo