Planejamento dos trabalhos do Projeto Entre Rios

planejamento-dos-trabalhos-do-projeto-entre-rios

No dia 10 de março de 2015 no escritório local do Instituto Emater de Sapopema – PR, com o objetivo de planejar os trabalhos e potencializar os resultados da parceria entre Emater/Secretaria da agricultura/ Prefeitura Municipal /UEPG o denominado Projeto Entre Rios que vem desenvolvido no município desde outubro de 2014.Reuniram se o Secretário da Agricultura Claudio Edison da Costa, os Extensionistas Jomar Rodrigues e Aguinaldo Costa Queiroz e o Engenheiro Agrônomo Romário Martins; técnico responsável pelo projeto na região. Projeto este que é desenvolvido pelo laboratório de mecanização agrícola da Universidade Estadual de ponta Grossa –UEPG e patrocinado pela Petrobrás ; o Projeto Entre Rios que tem como titulo “” Fortalecendo , Redes para a Conservação dos Recursos Hídricos na Agricultura Familiar das Floresta com Araucária no Paraná”

Após  horas de discussão e debates  ficaram definidas algumas ações e propostas que deverão ser trabalhadas prioritariamente nos agricultores familiares assistidos dos técnicos da Emater e atendidos pela equipe técnica da secretaria municipal de agricultura entre as ações proposta estão:

- Dar continuidade nos trabalhos já iniciado em  2014 com proteção e recuperação de nascentes e fontes nas comunidades de Vida nova, Serra Grande e São luiz II. Bem como atividades pedagógicas na CFR Padre Sasaki de Sapopema.

-Apresentação da proposta de trabalho para os demais agricultores e comunidades , através de dia de campo a ser realizado em maio de 2015.

-Intervenção e proteção em minas comunitárias nos bairros  do Lambari , São luiz II e Mambuca.

- Disponibilizar  sementes crioulas e variedades de produtos da agricultura famílias para a segurança alimentar e adubações verdes para a melhoria da fertilidade do solo.

- Oportunizar  agentes multiplicadores ou seja jovens para contribuir na propagação da proposta e execução do projeto.

- Promover Unidades de Referencia de leite e pastagens ; bem como coletar e analisas amostras de   água para consumo humano das famílias atendidas, entre outras ações que promovam a melhoria de renda e qualidade de vida dos produtores beneficiários.

Em contrapartida o município esta disponibilizando suas estruturas humanas e físicas para um melhor andamento dos trabalhos, pois no entendimento do gestor municipal Gimerson de Jesus Subtil o projeto vem de encontro com anseios dos agricultores, com as adequações ambientais em vigência e promove o desenvolvimento do município e acima de tudo das pessoas envolvidas direta e indiretamente.