programa-saude-na-escola-equipe-urbana

Durante os meses de julho e agosto a Equipe de Saúde da Família (Zona Urbana), esteve nas Escolas da área de abrangência realizando ações do Programa Saúde na Escola (PSE). Foi realizada avaliação de saúde de 988 educandos de todos os turnos. Foi verificada a situação da carteira de vacinação pela Enfermeira Vanessa C. Luquini, realizada avaliação de saúde bucal pelo Cirurgião Dentista João Claudio Perusso, avaliação da Acuidade Visual e Nutricional pelos agentes comunitários de saúde Jéssica, Cristiane, Dayse, Marli, Marta, Rosilene, Regiane, Emanuele, pela ACD Noeli, pela Técnica de Enfermagem Angela, com o apoio da Nutricionista Elza Sassaki.

Foi solicitado, através de encaminhamentos, o comparecimento de todos os alunos a Sala de Vacina da UBS Bento José da Costa, pois grande maioria dos alunos não tinha levado a carteira de vacinas no dia da avaliação e também os que apresentaram algum tipo de alteração foram orientados sobre como proceder, sendo que aos alunos menores está sendo entregue aos pais pelos diretores e professores. Já tem sido notada grande procura ao serviço de saúde de pais e alunos com os encaminhamentos entregues com as orientações.

O Quadro abaixa demonstra mais detalhadamente os resultados encontrados:

INSTITUIÇÃO

ALTERAÇÃO AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

ALTERAÇÃO ACUIDADE VISUAL

ALTERAÇÃO SAÚDE BUCAL

SEM CARTÃO SUS

Colégio Sapopema

Avaliados em Outubro / 2014

Casa Familiar Rural

Avaliados em Outubro / 2014

Escola Maria Elias Fadel

Escola Olavo Bilac

CMEI

Não avaliados

% RESULTADOS ALTERADOS

13,1%

15,7%

62,85%

18,1%

Durante este mês vem sido avaliada a situação vacinal dos alunos da APAE, onde os pais e alunos tem comparecido a UBS Bento José da Costa com as cadernetas de vacina. NA APAE não será feita avaliação de saúde bucal, nutricional e de acuidade visual, pois os alunos já são acompanhados no serviço de saúde municipal ou privado. Aos alunos do EJA Municipal, na Escola Maria Elias Fadel, também será agendada uma data.

Todas as informações estão registradas no Sistema E-SUS AB, do Ministério da Saúde, de uso obrigatório a todos os municípios.