Prefeitura Municipal de Sapopema

Administrando com a força do povo

programa-saude-na-escola-equipe-urbana

programa-saude-na-escola-equipe-urbana

Durante os meses de julho e agosto a Equipe de Saúde da Família (Zona Urbana), esteve nas Escolas da área de abrangência realizando ações do Programa Saúde na Escola (PSE). Foi realizada avaliação de saúde de 988 educandos de todos os turnos. Foi verificada a situação da carteira de vacinação pela Enfermeira Vanessa C. Luquini, realizada avaliação de saúde bucal pelo Cirurgião Dentista João Claudio Perusso, avaliação da Acuidade Visual e Nutricional pelos agentes comunitários de saúde Jéssica, Cristiane, Dayse, Marli, Marta, Rosilene, Regiane, Emanuele, pela ACD Noeli, pela Técnica de Enfermagem Angela, com o apoio da Nutricionista Elza Sassaki.

Foi solicitado, através de encaminhamentos, o comparecimento de todos os alunos a Sala de Vacina da UBS Bento José da Costa, pois grande maioria dos alunos não tinha levado a carteira de vacinas no dia da avaliação e também os que apresentaram algum tipo de alteração foram orientados sobre como proceder, sendo que aos alunos menores está sendo entregue aos pais pelos diretores e professores. Já tem sido notada grande procura ao serviço de saúde de pais e alunos com os encaminhamentos entregues com as orientações.

O Quadro abaixa demonstra mais detalhadamente os resultados encontrados:

INSTITUIÇÃO

TOTAL

ALTERAÇÃO AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

ALTERAÇÃO ACUIDADE VISUAL

ALTERAÇÃO SAÚDE BUCAL

SEM CARTÃO SUS

Colégio Sapopema

435

Avaliados em Outubro / 2014

75

295

78

Casa Familiar Rural

46

Avaliados em Outubro / 2014

19

20

02

Escola Maria Elias Fadel

201

58

41

122

58

Escola Olavo Bilac

2014

47

21

139

26

CMEI

92

25

Não avaliados

45

15

TOTAL

988

130

156

621

179

% RESULTADOS ALTERADOS

 -

13,1%

15,7%

62,85%

18,1%

Durante este mês vem sido avaliada a situação vacinal dos alunos da APAE, onde os pais e alunos tem comparecido a UBS Bento José da Costa com as cadernetas de vacina. NA APAE não será feita avaliação de saúde bucal, nutricional e de acuidade visual, pois os alunos já são acompanhados no serviço de saúde municipal ou privado. Aos alunos do EJA Municipal, na Escola Maria Elias Fadel, também será agendada uma data.

Todas as informações estão registradas no Sistema E-SUS AB, do Ministério da Saúde, de uso obrigatório a todos os municípios.