Secretaria de Assistência Social quase finalizada

secretaria-de-assistencia-social-quase-finalizada

A Secretaria Municipal de Assistência Social está sendo instalada ao lado do CIPS (Centro Integrado de Projetos Sociais), antiga Creche. A obra ainda não está finalizada, no entanto a assistente social já esta atendendo no novo local. Lá serão desenvolvidas ações de Proteção Social Especial e em breve a Secretária Municipal de Assistência Social, Leila Luz, também atenderá no local, com a gestão municipal da secretaria.

Quanto ao serviço das assistentes sociais, para um breve entendimento, o trabalho é dividido em dois tipos de atendimento: a Proteção Básica e a Proteção Especial.

Vamos tentar entender?

A Proteção Básica é realizada pela Joile no CRAS e consiste em trabalho de prevenção, tendo como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Lá são realizados os cadastros em programas sociais como o Bolsa Família e desenvolvidos os Projetos.

A Proteção Especial é realizada pela Helida e é destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social por  abandono, maus tratos, abuso, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação trabalho infantil, entre outras. São situações que requerem acompanhamento individual e maior flexibilidade nas soluções protetivas.

Outras atividades foram divididas entre as assistentes sociais. Vamos conhecer?

Proteção Social Básica - JOILE: Atendendo no CRAS

Serviços: Cestas Básicas; Kit Natalidade; BPC (benefício de prestação continuada à pessoa com deficiência e ao idoso); Previdência Social (INSS); Laquedura; Carteira do Idoso; Programa Frente de Trabalho.

Proteção Social Especial - HELIDA: Atendendo na Secretaria de Assistência Social

Serviços: Auxilio funeral; Conselhos Municipais; solicitação de 2a via de documentos gratuitamente; Passe Livre para pessoa com deficiência; Denúncias em geral, casos relacionados à Casa Lar, Fórum e Conselho Tutelar; pessoas que querem realizar tratamento para dependência de alcool e drogas.

Mais informações pelo telefone (43) 3548-1852