VISITA CAE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO CAMPO

visita-cae-nas-escolas-municipais-do-campo

Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) realizaram na data de 09/03/2017, visita as escolas municipais do campo  de Sapopema e à alguns produtores rurais que entregam frutas e verduras ao PNAE. Representados pelo seu presidente Aguinaldo Costa Queiroz, e das  representantes dos docentes Suzana Aparecida de Souza e Crislaine Carneiro da Silva,acompanhados da nutricionista Elza Sassaki.

O CAE é a instância da área de alimentação escolar mais próxima da sociedade, visto que dos sete membros titulares apenas um é indicado pelo poder legislativo. As outras seis vagas são ocupadas por representantes de pais de alunos, de entidades civis e dos docentes, discentes ou trabalhadores da educação. Eles são eleitos pelas classes às quais representam, por meio de assembléias específicas, assumindo um mandato de quatro anos, exercido de forma não remunerada.

A visita foi de  fundamental importância para que os conselheiros conhecessem  as cozinhas, as despensas e os refeitórios das escolas para avaliar o gerenciamento de estoque, o cardápio, a higiene na preparação dos ingredientes e o fornecimento dos mesmos. O trabalho in loco permite que eles questionem se os alunos estão satisfeitos com a merenda e observem outras falhas que possam vir a prejudicar o bom andamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Após a realização de vistas em todas as escolas e CMEI do município o CAE irá  informar à Secretaria de Educação sobre as irregularidades encontradas durante as visitas e, depois, verificar as providências adotadas a respeito.