Sapopema e sua história - Sapopema e a sua História
Sapopema e a sua História

Sapopema e sua história

Sapopema e sua história

Sapopema está se tornando uma cidade turística, ela hoje é conhecida como Serra das Nuvens, a foto ilustra bem esta característica.

Sapopema está se tornando uma cidade turística, ela hoje é conhecida como Serra das Nuvens, a foto ilustra bem esta característica. E por isso criamos este espaço para ajudar no resgate histórico do município, todos os cidadãos estão convidados a colaborar com histórias e fotos antigas do município o material pode ser enviado para o e-mail: meioambientesapopema@yahoo.com.br , pode ser levado pessoalmente na secretaria de turismo onde faremos cópias digital destas fotos e colocaremos no papel todas as histórias que podem ser verdadeiras ou então sobre as lendas da região como as misteriosas bolas de fogo que atravessavam o rio Tibagi. Ainda estamos a disposição pelo telefone 3548-1018. Para começar daremos o exemplo e pelo menos uma vez por semana iremos colocar um pouco de nossa história aqui neste espaço, contamos com a ajuda de todos e agora um pouquinho de como tudo começou.

 

                                                                               Como tudo começou.

O ano era 1854, data de quando desbravadores chegaram na região de São Jerônimo abrindo picadas a mando do Barão de Antonina, João da Silva Machado. Na época a região era chamada de Sertões do Jataí e eram morada dos índios da etnia Kaingang. Em continuação da conquista do rio Tibagi e imediações, chegaram ao que hoje é Sapopema (Serra das Nuvens).

A moeda da foto foi encontrada no lajeado liso enterrada a cerca de 3 metros de profundidade. Trata-se de uma moeda de 10 reis do período do Brasil Império, provavelmente do ano de 1827, e é prova dos desbravadores enviados pelo Barão de Antonina.

Em breve continuaremos com essa narrativa, vamos ajudar nossa história. Não existe turismo sem nossas memórias.

Veja Também:

Artigos Relacionados