Sapopema e sua história. Antes do Desbravadores. - Sapopema e a sua História
Sapopema e a sua História

Sapopema e sua história. Antes do Desbravadores.

Sapopema e sua história. Antes do Desbravadores.

Dando continuidade ao projeto Sapopema e sua História, vamos aqui contar mais um pouco de “causo”. Relembrando, a região de Sapopema

Dando continuidade ao projeto Sapopema e sua História, vamos aqui contar mais um pouco de “causo”.

Relembrando, a região de Sapopema foi desbravada em 1854 a mando do Barão de Antonina devido a formação do Estado do Paraná, que foi desmembrado do Estado de São Paulo em 1853.

 

                                                                                Antes dos Desbravadores

Vamos voltar um pouco mais no passado. Mais 3 mil anos.

Muito antes dos desbravadores, já caminhavam pela região de Sapopema, um povo nômade de tradição Umbu, caçador e coletor que se alimentavam de caça, frutas e mel, e viviam em áreas abertas, construindo abrigos em topos de colinas, de onde poderiam controlar as redondezas, mas também procuravam áreas ribeirinhas e grutas naturais.

Este é o caso de Sapopema, pontas de flecha feitas de pedra lascada foram encontradas em uma gruta natural à beira de um córrego na Vida Nova, trata-se da já conhecida Casa de Pedra. Hoje é considerado um importante sítio arqueológico de nosso município. Este povo é anterior aos indígenas de tradição Guarani que posteriormente vieram ocupar a região.

Na próxima narrativa vamos contar mais um pouco sobre o nome Sapopema e os primeiros habitantes.

Para nos ajudar a dar corpo a este projeto, pedimos a todos aqueles que possuam fotografias antigas que nos comunique pelo telefone 3548-1018 ou venham até a secretaria de Turismo e Meio Ambiente. Não existe turismo sem nossas memórias.

Veja Também:

Artigos Relacionados