Sapopema e sua história IV – Pito Aceso e o ano de 1951. - Sapopema e a sua História
Sapopema e a sua História

Sapopema e sua história IV – Pito Aceso e o ano de 1951.

Sapopema e sua história IV – Pito Aceso e o ano de 1951.

Neste 4º capítulo da história continuaremos a história do Pito Aceso, e iremos nos enveredar até 1951 quando Sapopema foi recon

Neste 4º capítulo da história continuaremos a história do Pito Aceso, e iremos nos enveredar até 1951 quando Sapopema foi reconhecida em um documento legal.

 

A vila de Pito Aceso surgiu quando o Sr. Lourenço construiu o primeiro restaurante próximo à Rodovia do Cerne, antes de ser asfaltada, na época, a única ligação entre o norte e o sul do Paraná, de modo que o restaurante ganhara um movimento extraordinário. O Sr. Lourenço vendeu este restaurante devido ao seu sucesso, mas, montou outro e novamente atraiu grande número de viajantes, com o sucesso, apareceu outro interessado e o Sr. Lourenço novamente vendeu o restaurante, mas, construiu outro, com o sucesso e o movimento, foi sendo formado um núcleo com outros tipos de comércio, e o povoado então recebeu o nome de Pito Aceso devido ao seu intenso movimento, onde fervilhava de gente.

Pito Aceso deu lugar a Sapopema no ano de 1951, com a Lei Estadual nº 790 em que a vila foi elevada à categoria de Distrito Administrativo pertencente ao município de Curiúva (foto abaixo).

Na próxima narrativa vamos contar mais um pouco sobre o surgimento do município com imagens de documentos originais.

Esta história do Pito Aceso foi resgatada da folha de Londrina, mas infelizmente não constava o sobrenome do Sr. Lourenço, pioneiro de Pito Aceso, quem tiver informações, por favor, nos informe no telefone 3548-1018. Quem possuir fotografias antigas nos comunique pelo mesmo telefone ou venha até a secretaria de Turismo e Meio Ambiente.

Não existe turismo sem nossas memórias.

 

Foto da capa: Folha de Londrina de 04/04/1981.

Veja Também:

Artigos Relacionados