Prefeitura Municipal de Sapopema

Administrando com a força do povo

Enxadristas de Sapopema estão na Final de jogos Escolares do Paraná

enxadristas-de-sapopema-estao-na-final-de-jogos-escolares-do-parana

O município de Sapopema se orgulha em ter pela primeira vez alunos do colégio Efigênia na final dos jogos escolares do Paraná.

As palavras de alegria dos finalista se repercute nas redes sociais, que os mesmo ainda dizem não acreditarem nessa conquista.

Os alunos que estão na final se chama Leonardo Almeida, Gabriel Guerreiro e Fernando Proença e eles nos representarão contra os melhores enxadristas de todo e o Estado do Paraná, eles são pessoas estudiosas, responsáveis que sempre escutaram com maior carinho e respeito os ensinamento dos seus professores.

Esse trabalho de Xadrez é realizado a anos pelo servidor público estadual Luiz Cezar Moreira, que em seus momentos de lazer ensina os alunos a usar a cabeça, fazer os neurônios funcionar e a jogar o xadrez.

Luiz Cezar diz “É difícil explicar em palavras o orgulho que estou sentindo, hoje tenho a plena certeza que sonhos só se realizam quando realmente acreditamos, Este feito é inédito não apenas para o Colégio, mas para o município de Sapopema e acredito também que para o Núcleo Educacional de Telêmaco Borba” e conclui agradecendo “Quero agradecer a Deus em primeiro lugar, mas a vocês alunos, quero dizer que é uma honra ter estado com vocês nas fases regional e macrorregional. Espero que nunca caiam no esquecimento e aqui lhes agradeço e digo que sempre terão toda minha admiração, pois sua conquista é uma conquista de todos que para vocês torceram e de todos aqueles alunos que desde o começo da caminhada estiveram comigo em todas as competições e treinamentos em todos esses anos.
Parabéns Leonardo, Gabriel e Fernando, saibam que não os vejo mais apenas como alunos, mas como amigos e homens que mostraram responsabilidade, inteligência, seriedade, concentração e respeito sempre que foram colocados a prova. Sonhamos juntos, mas o mérito da realização é todo de vocês. Obrigado Gigantes.”

Segundo o site da uol, o xadrez traz grandes benefícios para quem pratica e o aluno pode adquirir habilidades como: Maior desenvoltura ao tomar decisões, Treinamento do pensamento crítico, Maturidade intelectual, Poder de análise de consequências, Aumento da disciplina; Responsabilidade das ações, habilidade de antecipação, Aumento da velocidade de pensamento entre outras.

Como o xadrez pode ajudar na escola?

Pesquisas realizadas apontam que o xadrez pode ser um aliado à educação por ajudar no rendimento escolar e desenvolver a concentração dos alunos. Mas como alcançar este resultado? Cabe ao professor ter um cuidado específico neste processo. Não basta simplesmente apresentar o jogo às crianças e deixá-las praticar. É preciso ter cuidado e trabalhar as regras para que este jogo se torne uma atividade prazerosa e capaz de melhorar o desempenho dos alunos.

A matemática é uma das disciplinas que mais consegue resultados positivos com o xadrez. O jogo ajuda na assimilação de vários conteúdos como probabilidade, progressões geométricas e geometria plana, visto que o aluno deve desenvolver um raciocínio, criar uma tática de jogo, prever ações e resolver conflitos.

Esta não é a única matéria que ganhou com o uso do xadrez nas salas de aula. As regras do jogo podem ser usadas em todos os campos do conhecimento - história, sociologia e literatura, entre outros.

Se você é aluno ou atua como professor e deseja melhorar o desempenho, procure introduzir os conhecimentos do xadrez no dia a dia escolar. Com o tempo, a prática do jogo pode trazer resultados positivos, agradando a todos os envolvidos no processo da educação.