III Caminhada Internacional na natureza – Veja as fotos

Neste último domingo, 25 de novembro, ocorreu a III Caminhada Internacional na Natureza de Sapopema, foram 137 caminhantes que percorreram o trajeto de 10 quilômetros. Agradecemos a todos que ajudaram a organizar este evento, a seguir:

1 – Motoristas dos ônibus que levaram os caminhantes ao ponto de partida: Luís Carola, Gustavo e Eliomar.

2 – Saúde e Ambulância: o motorista Mato Grosso e a enfermeira Flávia Godeny, a Secretária Manu e Elza Sasaki

3 - Casa Familiar Rural Padre Sasaki: as cozinheiras e professores, Adriano, a Patrícia e o Hélio que auxiliou os caminhantes com o ônibus da Casa Familiar e na organização em geral e o Maioio pela ajuda na produção do evento e o Juninho 2000.

4 – EMATER: Aguinaldo Queiroz pelo apoio em todas as etapas da organização, Cida e Jomar.

5 – Produtores rurais e outros: Mayke, Eliane Max, Dirceu Luz, Rafael Barbosa, Maria Aparecida Camargo.

6 – Secretaria de Agricultura:  Altair Cardoso pela ajuda em todos os momentos, ao Tião tratorista pela ajuda e a Secretária Ângela Camargo que ajudou na parte de cartaz, crachás e outros e ainda percorreu todo o trajeto.

7 – Pessoal dos pontos de apoio e no percurso: Ronaldinho Guerreiro, João Konycki, Augusto Bernardo, Cirineu e Tião Tratoristas

8 – Placa do meio ambiente e decoração: Secretária Silvana Calixto e Vinicius.

9 – Cantor e violonista que animou o almoço e à tarde: Tom que trabalha no CRAS

10 – Ao Nicomedes que abriu sua casa para os caminhantes.

11 – Atividade Física: Jéssica Machado

12 – Patrocinadores: Unimed e Panutri.

Um agradecimento especial a todos os caminhantes.

Um breve histórico sobre a Caminhada Internacional na Natureza.

As caminhadas se iniciaram na França ao fim da segunda guerra mundial devido à necessidade que os pequenos agricultores tinham em vender seus produtos. Como àquela época as pontes haviam sido destruídas, os compradores chegavam às propriedades somente a pé ou a cavalo. Com isso, foram criados roteiros para que os interessados passassem por diversas propriedades antes de irem embora. Com a reestruturação da França as caminhadas se tornaram um produto turístico que alia a atividade física e contemplação da natureza com a Agricultura Familiar.

Secretaria de Turismo e Meio: Secretário Miguel Golono, Augusto Gonçalves dos Santo Júnior e Jonas Godeny.