Sucesso na ExpoLondrina 2018 – Sapopema Impulsiona Visitas de Turistas

sucesso-na-expolondrina-2018-sapopema-impulsiona-visitas-de-turistas

Tendo em vista que o turismo de aventura e o ecoturismo são o que mais cresce no Brasil e que de cada 11 empregos no país, 1 está ligado ao turismo, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, pelo terceiro ano consecutivo, divulga os atrativos e os empreendedores do setor de Sapopema. Neste ano, foram distribuídos 2500 panfletos de forma personalizada e ativa ao atrair a atenção do visitante da Expo para as imagens dos atrativos que foram reproduzidas em uma TV que instalamos no estande do turismo rural da fazendinha na expo. Uma semana após a divulgação já obtivemos o feedback da portaria do Pico-agudo e dos condutores locais. Segundo estas fontes, mais de 50% dos visitantes que estiveram este sábado (21/04), no Pico-Agudo, foram alcançados pela divulgação realizada pela secretaria, houve, também, um aumento na visitação do Salto das Orquídeas neste mesmo fim de semana. Os condutores também já receberam muitas solicitações para montarem roteiros de visitas.

Neste intuito de divulgarmos cada vez mais o turismo, abrimos espaço para apresentação cultural, Grupo Gaúcho Mirim Filhos de Sapopema através do diretor de cultura Roberto Brito Abrão  (ver matéria publicada no link www.sapopema.pr.gov.br/artigo/a-apresentacao-do-grupo-gaucho-mirim-na-expo-londrina-2018), degustação de pastel de tilápia e condução de um circuito de aventura com arvorismo e rapel. Na feira, participou do concurso de queijo a produtora da Mambucas, Rosinei Martins dos Santos e na permacultura estava José Romeu do Amaral Neto, empreendedor do turismo em nosso município.

Estimamos que dentre todas estas atividades realizadas na ExpoLondrina alcançamos mais 5 mil pessoas diretamente. Tivemos cobertura dos principais meios de comunicação impressa, de rádios e televisiva com a presença de RPC, Multi-TV e Rede Massa (link abaixo, a partir de 2 minutos e 20 segundos).

A participação da Secretaria na ExpoLondrina fica ainda mais pronunciada através dos contatos realizados com o SEBRAE, SENAC e SENAR, Cresol, Paraná Turismo, Paraná Projetos e outros órgãos governamentais e privados.

Aqui precisamos deixar um agradecimento especial parar a EMATER que prepara o espaço para podermos expor nossas belezas naturais. Um agradecimento especial a incansável Ivaldete Zarpelon, coordenadora estadual do projeto de turismo rural da EMATER e toda sua equipe, incluindo Aguinaldo Costa Queiroz Da EMATER de Sapopema.

Agradecemos a Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio na pessoa do Secretário Claudemir Buachak, a professora do estado Rosiliane Carvalho Matias Buachak e a Assistente Social do CRAS Hélida F. Santin pela presença e ajuda durante a ExpoLondrina 2018. Vale ressaltar, nas pessoas do Gimerson de Jesus Subtil e Paulo Maximiano de Souza Júnior, o apoio da prefeitura durante os 10 dias de trabalho.

Secretaria de Turismo e Meio Ambiente

Miguel Golono – Secretário de Turismo e Meio Ambiente

Augusto G. S. Santos Jr. – Diretor de Turismo e Meio Ambiente

Jonas Godeny - Turismólogo

Veja outras matérias sobre a ExpoLondrina.