MUNICÍPIO DE SAPOPEMA, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, INVESTE NA PRODUÇÃO ORGANICA

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 27 de Junho de 2022


MUNICÍPIO DE SAPOPEMA, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, INVESTE NA PRODUÇÃO ORGANICA

O QUE É AGRICULTURA ORGÂNICA ?

 

A agricultura orgânica é um sistema de produção que tem como objetivo preservar a saúde do meio ambiente, a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo. Podemos nos referir à agricultura orgânica como um processo de produção altamente comprometido com culturas naturais e produção de alimentos orgânicos, o qual tem o intuito de garantir a saúde do consumidor final. Esse tipo de cadeia de produção foca na qualidade dos produtos, assegurando, assim, o abastecimento de alimentos saudáveis e mais saborosos.

 

 HISTÓRICO

A definição de agricultura orgânica nasceu entre 1925 e 1930, com o inglês Albert Howard, que alertava sobre a importância da utilização da matéria orgânica e preservação dos solos. Ele estudou vários métodos de adubação orgânica e verificou os benefícios desse tipo de agricultura, tanto para o ser humano, como para a natureza. A partir de 1970, ocorreu uma explosão dessa forma de plantio nos Estados Unidos. No Brasil, esse tipo de agricultura começou a surgir na década de 1980 e, nos últimos anos, com o crescimento da preocupação pela qualidade de vida atrelada aos alimentos e à preservação da natureza, os brasileiros aderiram a essa técnica.

DEFINIÇÃO

A agricultura orgânica é um modelo de produção caracterizado por não utilizar fertilizantessintéticos, agrotóxicos, sementes modificadas, reguladores de crescimento animal e intensa mecanização das atividades, visando reduzir os impactos ambientais, além de cultivar produtos alimentícios mais saudáveis. Os decorrentes problemas sociais e ambientais que têm surgido graças ao atual modelo de produção agrícola (esgotamento dos solos, poluição das águas subterrâneas e superficiais, desemprego dos trabalhadores rurais em consequência da mecanização do campo etc), além dos alimentos com altas concentrações de agrotóxicos e a pouca descrição com relação aos alimentos geneticamente modificados, têm motivado a consciência de uma considerável parcela da população. Em busca de um modelo agrícola que reduza os impactos ambientais e impulsione a produção de alimentos mais saudáveis, essas pessoas aderem ao processo de agricultura orgânica.

CARACTERÍSTICAS 

Esse segmento orgânico é um ramo agrícola que tem como foco a sustentabilidade econômica e ambiental. Sua prática é baseada no uso de estercos animais, adubação verde, controle biológico de pragas e doenças, rotação de culturas, emprego de energias renováveis e eliminação do uso de organismos geneticamente modificados em qualquer parte do processo de produção. Dessa forma, foca na busca da harmonia com o meio ambiente e a produção de alimentos saudáveis. Além disso, o processo de agricultura orgânica tem ganhado força a cada ano, uma vez que os benefícios proporcionados têm vindo ao encontro de conceitos ideológicos de diversos consumidores, tanto dos países desenvolvidos quanto dos subdesenvolvidos. 

Ainda assim, os produtos desse modelo agrícola têm um valor agregado maior, fazendo com que o valor repassado ao consumidor seja mais caro. Dessa maneira, os produtos orgânicos ainda não são acessíveis para a maior parte da população.

Outro dado preocupante é que alguns produtos orgânicos não são percebidos somente pelo olhar, ou seja, pode acontecer de haver produtos não orgânicos entre eles.

PRECIFICAÇÃO

Como dissemos acima, o alimento orgânico tem um preço mais elevado em relação ao alimento convencional. Vamos elencar alguns motivos abaixo:

= devido ao fato de não ser utilizado herbicidas, é exigido maior utilização de mão-de-obra para controlar o mato;

= a produção da agricultura convencional é muito maior do que a orgânica, uma vez que são utilizados adubos químicos que forçam uma maior produtividade da terra;

= o comércio em larga escala e a alta competitividade do mercado fazem com que ocorra a redução de preços e, consequentemente, o valor pago ao produtor fica abaixo do custo. Portanto, há um preço ilusório em cima dos produtos convencionais;

= o consumo desses produtos ainda é baixo. À medida que mais pessoas começarem a se alimentar à base de orgânicos, consequentemente haverá um aumento na área produzida e, assim, os custos serão menores.

PRODUÇÃO ORGÂNICO EM SAPOPEMA

Em nosso município contamos com quatro produtores e com a Casa Familiar Rural que trabalham no sistema orgânico, todos certificados pela TECPAR através do programa Paraná Mais Orgânico certificação que sai sem custo aos produtores. Parece pouco mas se tratando se agricultura orgânica já é um bom começo para o nosso município e cada vez mas estamos trabalhando para aumentar este número, fazemos palestra e formação com os produtores para cada vez mais aderirem a este sistema, realizamos palestras nas escolas municipais com os alunos onde tratamos sobre o tema e fazemos algumas praticas para que nossas crianças a importância e os grandes benefícios de produzir uma agricultura no sistema orgânico.

 

PRODUÇÃO ORGANICA - VILA RURAL - PROPRIEDADE SR EMILIO MACHADO
PRODUÇÃO ORGANICA - VILA RURAL - PRODUTOR ANTONIO SALDANHA - TOMATE ORGANICO
PRODUÇÃO DE MILHO ORGANICO
PRODUÇÃO ORGANICA - BAIRRO LAMBARI - PROPRIEDADE DA SRA NEUSA LUZ
PRODUÇÃO DE MORANGO ORGÂNICO

Prefeitura Municipal


Sapopema