Cultura - Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020

RAIVA MATA!!! PROTEJA SEU REBANHO

A RAIVA é uma doença grave e fatal! Causada por um vírus que ataca o sistema nervoso. Todos os animais mamíferos podem pegar raiva, inclusive os seres humanos!

A doença é transmitida através da mordedura, arranhadura ou lambedura de um animal contaminado com o vírus da raiva. Para os animais de criação (bovídeos, equídeos, caprinos, ovinos e suínos), a transmissão e feita principalmente pela mordedura de morcegos hematófagos das espécies Desmodus rotundus . Esses morcegos se alimentam exclusivamente de sangue.

Fique atendo aos principais Sintomas:

Nos animais de criação os principais sinais clínicos são:

·         Isolamento do rebanho;

·         Salivação e engasgos;

·         Andar cambaleante e queda;

·         Paralisia dos membros posteriores com movimentos de pedalagem dos membros anteriores;

·         Morte.

PREVENÇÃO:

- Vacinar os animais de criação a partir dos 03 meses de idade;

- Fazer um reforço (aplicar mais uma dose) após 30 dias;

- Depois, revacinar todos os anos

- A vacina é barata e eficaz!

ATENÇÃO!!!

Qualquer espécie de morcego, desde que contaminada com o vírus da raiva podem transmitir a doença.

Evite tocar em morcegos ou animais suspeitos de raiva. Sempre que houver contato, procure imediatamente uma Unidade de Saúde de seu Município.

Colabore com a ADAPAR, comunicando a presença de possíveis abrigos de morcegos hematófagos e a presença de animais com sintomas da doença ou mordeduras em sua propriedade.

MAIS UMA VEZ REFORÇAMOS: VACINE SEU REBANHO!